VOLTAR

Os motivos dos índios

A Província do Pará, Belém - PA
07 de Set de 1980

O massacre praticado pelos Gorotire à fazenda "Espadilha", que vitimou 20 brancos, seria de responsabilidade do antropólogo Alceu Cotia, que teria instigado os índios, segundo a Funai. Por sua vez, o major Marco Antônio Luchini, o major "Curió", afirma que o massacre foi resultante de um boato sobre a presença de 1.800 homens do Grupo Executivo de Terras Araguai-Tocantins com ordens expressas de desmatar uma gleba dentro da reserva.
O inquérito instaurado pela Funai irá apurar a origem de tais boatos. Em conversa com os índios, apurou-se também que os Gorotire queimaram uma casa da fazenda Boa Vista, localizada a 10 quilômetros da fazenda Espadilha, logo após o massacre, não tendo ali encontrado ninguém.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.