VOLTAR

Os índios brasileiros em foco

Senac e Educação Ambiental v. 10 n.2, mai.-ago., de 2001, p. 27
31 de Ago de 2001

O contexto atual

Os índios somavam de 2 a 6 milhões de pessoas na chegada dos europeus. Hoje, são cerca de 215 povos, com variados graus de contato, que falam cerca de 170 línguas e dialetos conhecidos. Dentro das terras indígenas brasileiras totalizam uma população em torno de trezentos mil indivíduos, distribuídos em milhares de aldeias em todo o território nacional. A grande maioria, cerca de 60% dessa população, vive atualmente no Centro-Oeste e Norte do país (Amazônia e Cerrado).
A maior parte dos povos indígenas está há anos em contato com outros segmentos da sociedade brasileira. Outros optaram por permanecer isolados, fugindo quando encontram sinais da presença dos brancos. Estima-se que 53 grupos vivem de forma isolada, longe do contato permanente ou regular com não-índios. A Funai (Fundação Nacional do Índio) confirmou a existência de apenas 12 desses grupos.
(Fonte: Instituto Socioambiental)

Um novo mapeamento

Uma série de informações sobre os índios brasileiros, como uma listagem dos principais povos indígenas contemporâneos e um panorama das atuais nações existentes em nosso território, pode ser encontrada no site www.socioambiental.org.br. Além disso, há indicações de publicações sobre povos indígenas, entre elas o recém-lançado livro Povos Indígenas no Brasil - 1996/2000. São 832 páginas com 81 artigos, 1713 notícias resumidas, 27 mapas, mais de 250 fotos e ainda documentos avulsos, grafismos e quadros. Também integram a obra capítulos temáticos, por região e narrativas indígenas sobre os "500 anos do Brasil". Para saber sobre os povos indígenas que vivem no território sul-mato-grossense, vale a pena visitar a página www.indiosms.cgr.terra.com.br.
O estado é o segundo em população indígena do Brasil, com aproximadamente 45 mil índios. O site traz a história, as características e tradições dos terena, ofaié, guató, kadiwéu, guarani ñandeva e kaiowá. O site ainda traz uma lista de referências bibliográficas sobre a cultura indígena.

Senac e Educação Ambiental v. 10 n.2, mai.-ago., de 2001, p. 27

http://www.senac.br/informativo/educambiental/index.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.