VOLTAR

Os caminhos da Amazônia

Diário da Amazônia http://www.diariodaamazonia.com.br
Autor: SPERANÇA, Carlos
12 de Jun de 2018

Os caminhos da Amazônia

O plano de Deus para a Amazônia ou, pelo menos, o plano da igreja católica, está claramente identificado no título do Sínodo dos Bispos, anunciado pelo papa Francisco para o ano que vem: "Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral".

O Vaticano prepara uma agenda forte para a ocasião, séria candidata a eclipsar o radicalismo do Greenpeace: vai condenar a exploração exercida por "interesses econômicos" que ameaçam a natureza e os direitos dos povos indígenas.

"Tais interesses provocam, entre outras coisas, a intensificação do desmatamento indiscriminado na selva, a contaminação dos rios, lagos e afluentes", reza o texto preparatório da assembléia especial do sínodo.

Já o plano da ciência para a Amazônia mescla equilíbrio ambiental e exploração econômica, dois fatores que se concentram na expressão "sustentabilidade". Os dois planos terão que conviver com um terceiro - o do mercado -, que vai procurar unir ambos a seu favor.

É o sinal dado pelo projeto Origens Brasil, parceria entre o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola e o Instituto Sócio Ambiental. Pretende ajudar consumidores e empresas a identificar produções sustentáveis junto às comunidades indígenas, extrativistas e ribeirinhos. No interesse geral, que os três planos dialoguem e frutifiquem.

http://www.diariodaamazonia.com.br/os-caminhos-da-amazonia/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.