VOLTAR

Os caciques da grana

Caminhos da terra
Autor: Ricardo Kotscho
30 de Jun de 1995

A matéria mostra como alguns caciques kayapó ficaram ricos explorando suas extensas terras enquanto a maior parte da comunidade continua com problemas de saúde e alimentação, pedindo esmola na cidade.
Retrata o drama dos kayapó como uma consequência de sua relação com dois dos setores mais predadores da sociedade dita civilizada - os madeireiros e os garimpeiros. O que trouxe uma realidade em que, de um lado, estão os kayapó divididos entre a nova geração de "caciques-empresários" e os antigos caciques e seus guerreiros preocupados em manter as tradições e, de outro, os brancos organizados em torno da Associação Comercial e Industrial de Redenção, pressionando os índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.