VOLTAR

Os assentados bebem

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
14 de Jul de 2002

Segundo o estudo antropológico sobre alcoolismo entre os povos indígenas, as comunidades mais vulneráveis ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas estão entre as assentadas nos acessos de beira de estrada e nas aldeias localizadas próximas aos centros urbanos.
O estudo foi realizado em parceria com Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e lideranças indígenas.

Das 18 comunidades pesquisadas, 55% enfrentam algum tipo de problema ocasionado pelo uso de bebidas alcoólicas ou estão sendo consideradas em situação de risco. As aldeias localizadas nos acessos da BR 116 para Passo da Estância, Passo Grande e Barra do Ribeiro, também as do município de Maquiné, no Litoral, e ainda a tribo estabelecida no Canto Galo, em Viamão, foram registradas no relatório da Funasa como as localidades com maiores problemas com o uso do álcool.

As entidades responsáveis pela pesquisa pretendem criar estratégias que possibilitem a articulação entre os órgãos responsáveis e entidades que se voltam para a questão. Entre os principais pontos levantados pelo estudo para a resolução do problema estão as demarcações de terras, condições adequadas de moradia e alimentação, atividades culturais e também um projeto que vise à recuperação das terras indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.