VOLTAR

Organizada em Dourados a Primeira Igreja Indígena Presbiteriana no Brasil

O Pantaneiro - www.opantaneiro.com.br
Autor: Vivaldo Silva Melo
03 de Set de 2008

Durante os festejos dos 80 anos de Missão Evangélica Caiuás, em Dourados, que aconteceram na semana passada, foi organizada a Primeira Igreja Indígena Presbiteriana no Brasil.

No culto de ação de graças foram ordenados quatro pastores indígenas, formados na Instituto Felipe Lands, pertencente a própria Missão: Rev. Xisto Sanches (Kaiuá), Rev. Hélio Nimbú (Terena); Rev. Antonio Casteão (Kaiuá); e Rev. Alziro Souza da Silva (Guarani). ]

O preletor do evento foi o Rev. Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Entre os presentes se encontrava o Rev. Augustus Nicodemus, chanceler da Universidade Mackenzie, pertencente à Igreja Presbiteriana. Ele presenteou cada um dos pastores ordenados e a Igreja recém organizada com um kit de livros da Cultura Cristã, editora oficial da Igreja Presbiteriana.

Caravanas de diversas partes do país e indígenas de várias etnias das cidades onde a Missão Caiuás tem projetos estiveram presentes. Estes participaram ativamente das festividades, com apresentações diversas, entre elas os corais infantis indígenas, que cantaram em português e nas línguas nativas.

No Culto de Ação de Graças houve uma apresentação especial do coral da Igreja Presbiteriana Central de Dourados. No encerramento, a celebração da Santa Ceia e benção apostólica nas línguas Guarani, Kaiuá e Terena. Em solenidade posterior várias pessoas que contribuíram para a história da Missão Caiuás foram homenageadas, recebendo diplomas de honra ao mérito.

Ao longo da semana a direção da Missão recebeu congratulações de diversas autoridades, pelo trabalho desenvolvido ao longo de oito décadas. Segundo estudos oficiais a instituição contribuiu para o aumento da população indígena no Estado, através das ações que desenvolve em diversas áreas como saúde e educacional.

Na Sede da Missão, em Dourados, existem dois hospitais (sendo um referencia na América Latina no atendimento de tuberculose), escola, Instituto Bíblico, consultório odontológico e uma Igreja sede.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.