Amazônia.org.br-São Paulo-SP
02 de Jul de 2004
Organizações da sociedade civil dos países signatários participaram do encontro promovido em Brasília essa semana pela Secretaria Permanente da Organização do Tratado de Cooperação Amazônia (OTCA). O encontro, que terminou nesta sexta-feira, reuniu as representações oficiais dos oito países que compõem o Tratado para discutir o Plano Estratégico que definirá suas ações até 2010.
As entidades presentes, como as brasileiras WWF-Brasil, Instituto Socioambiental (ISA), Amigos da Terra - Amazônia Brasileira e Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema), aproveitaram a oportunidade para discutir com as demais organizações não-governamentais dos signatários a participação da sociedade civil na OTCA. Entre as iniciativas formuladas para efetivá-la, destacou-se a proposta de realizar uma reunião especial da organização internacional com o terceiro setor dos países envolvidos.
O encontro de Brasília, além de fortalecer institucionalmente a OTCA, tratou de mais três temas: conservação e uso sustentável dos recursos naturais, gestão do conhecimento/transferência de tecnologia e integração e competitividade regional. Neste sentido, foram anunciados diversos planos para os países da Bacia Amazônica, como eliminar ou reduzir o uso de mercúrio nos garimpos nos rios, criar uma rede de corredores ecológicos e de áreas protegidas e implementar o Projeto de Gestão Integrada e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.