VOLTAR

Organizações entregam carta contra Belo Monte à Dilma

http://www.amazonia.org.br
08 de Fev de 2011

Cerca de 250 manifestantes estão reunidos em frente ao Congresso Nacional desde a manhã de hoje (8) para protestar contra grandes hidrelétricas na Amazônia, principalmente a usina Belo Monte (rio Xingu, PA).

A manifestação, organizada por ONGs e pelo Movimento Xingu Vivo Para Sempre, vai entregar uma carta aberta para a presidente Dilma, além de uma petição contra a usina, organizada pela Avaaz, com mais de 500 mil assinaturas.

"Os processos recentes de planejamento e construção de grandes hidrelétricas na Amazônia (Estreito, Santo Antônio, Jirau, Belo Monte, Tapajós/Teles Pires e outras) comandados pelo grupo Eletrobrás e grandes empreiteiras, têm se caracterizado como um verdadeiro rolo compressor em cima das populações locais e de seus territórios, violando sistematicamente direitos humanos, individuais e coletivos, e a legislação ambiental", diz um trecho da carta.

Segundo as organizações, uma das características alarmantes do planejamento de hidrelétricas na Amazônia "tem sido a falta de transparência, de acesso a informação, e de participação informada das populações locais e a ausência de dialogo entre o governo e a sociedade civil".

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=377390

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.