VOLTAR

Oportunidade: Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas no Acre

Wikiparques - http://www.wikiparques.org
Autor: Rafael Ferreira
22 de Jul de 2015

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) turma 2015, que será realizado no Acre. O MPGAP/Acre é destinado aos profissionais residentes no Acre com atuação na gestão de áreas protegidas.

De acordo com a pesquisadora do Inpa e coordenadora do MPGAP, Rita Mesquita, hoje mais de 50% do território da Amazônia está protegido na forma de terras indígenas e unidades de conservação. Mas, para Mesquita, essas áreas somente cumprirão seu papel se forem administradas de forma efetiva. "O MPGAP busca contribuir com a formação profissional dos gestores das áreas protegidas, por meio de ferramentas inovadoras de planejamento, implementação, e monitoramento da gestão", contou a pesquisadora.

De acordo com o edital, as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto. A prova de seleção eletrônica acontece logo na sequência, no dia 14 de agosto e as aulas têm início ainda em setembro deste ano. São ofertadas 20 vagas para a turma, mas o limite poderá ser aumentado conforme a demanda e a qualificação dos candidatos inscritos e a disponibilidade de docentes orientadores.

Os exames de ingresso serão realizados em duas etapas. A primeira constará de três provas (caráter eliminatório) e a segunda de análise de currículo e de carta de intenções (caráter classificatório).

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no endereço http://mpgap.inpa.gov.br. O formulário preenchido e a documentação, em meio digital, deverão ser encaminhados ao e-mail mpgap.am@inpa.gov.br, contendo a indicação no campo assunto - Inscrição ao mestrado profissional.

Também serão aceitas inscrições por procuração ou por via postal, desde que postadas dentro do período estabelecido para inscrição, para a Secretaria Conjunta Botânica-MPGAP do Campus I do INPA situada à Avenida André Araújo, 2936, Aleixo, Caixa Postal no 2223, telefones (92) 3643-3119 e 3643-3629, Manaus, Amazonas, CEP 69080-971, Amazonas, Brasil.

O Curso é uma parceria do MPGAP/Inpa com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), do Governo do Estado do Acre, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio).

http://www.wikiparques.org/oportunidade-mestrado-em-gestao-de-areas-pro…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.