VOLTAR

Operação Semana Santa combate pesca predatória no Parque Nacional do Araguaia

Ibama - www.ibama.gov.br
14 de Abr de 2009

O Ibama em conjunto com a Funai, Naturatins e Polícia Militar Ambiental do Tocantins realizaram durante a semana passada a Operação Semana Santa, que fiscalizou a pesca predatória na região da Ilha do Bananal e no Parque Nacional do Araguaia. Foram apreendidos 540 quilos de pirarucu (Arapaima gigas), duas canoas, 250 metros de redes de pesca e 150 quilos de sal.

O pescado estava em poder de dois indígenas da etnia Karajás que foram presos e conduzidos à Polícia Federal em Palmas. Os indígenas não foram autuados por falta de documentação pessoal. Segundo o chefe da fiscalização do Ibama no Tocantins, Lenine Barros, "a pesca predatória na Ilha do Bananal, principalmente do pirarucu, é encomendada por comerciantes do estado do Pará, que aliciam os indígenas para realização da captura, pagando valores irrisórios pelo produto."

Barros conta que "os índios conduzem o pescado até a cidade de Barreira de Campo, no Pará, onde entregam a carga aos atravessadores. Por ser uma região muito grande e de difícil acesso são raras as oportunidades de realizarmos o flagrante."

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.