VOLTAR

Operação policial tenta desarmar índios caingangues

O Povo-Fortaleza-CE
08 de Jun de 2004

Cerca de 400 policiais federais e militares do Rio Grande do Sul estão em Charrua, no norte do Estado, para desarmar os índios Caingangues, da reserva do Ligeiro. A operação vai tentar por fim ao conflito entre os índios ligados ao cacique Danilo Braga e os 200 dissidentes que foram expulsos da aldeia e estão acampados na sede regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Passo Fundo.

Segundo o líder dos dissidentes, Ermínio Franco Reis, a luta entre os grupos rivais foi marcada pela violência. Ele disse que os índios querem nova eleição na reserva. O administrador da Funai, Neri Ribeiro, negou que tenha sido refém do grupo, como chegou a ser noticiado. A ação policial definida entre a direção regional da Funai e o grupo dissidente contará com dois helicópteros e receptor de metais

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.