VOLTAR

Operação para retirada de garimpo avança no seu 15º dia

Site da Funai
03 de Abr de 2002

Em seu décimo quinto dia, a operação para retirada do garimpo na Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia, calcula que cerca de 250 garimpeiros podem estar escondidos na região próxima ao garimpo. Com a ajuda do helicóptero da Polícia Federal, amanhã (04) agentes federais preparam ação para afugentar os garimpeiros e, caso haja resistência, haverá prisões.
As ações para expulsar mais de três mil garimpeiros são ininterruptas desde o dia 20 de março e não têm data para terminar. De acordo com a Polícia Federal, cerca de dois mil garimpeiros deixaram a Terra Indígena pelas estradas em direção aos municípios próximos e mais de mil saíram por estradas vicinais.

O acesso por terra até o local do garimpo continua difícil em decorrência das chuvas. A operação está utilizando patrol e tratores para abrir caminho e chegar até a entrada do garimpo clandestino para fazer vigilância ostensiva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.