VOLTAR

Operação Maria Fumaça II destrói fornos de carvão e aplica mais de R$ 100 mil em multas no Maranhão

IBAMA - www.ibama.gov.br
Autor: Suzane Guedes Barbosa
11 de Ago de 2008

A Operação Maria Fumaça II realizada pela Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz/MA, em áreas de Projetos de Assentamentos da União com fins de reforma agrária, em regiões próximas ao pólo Siderúrgico de Açailândia, localizou áreas desmatadas, queimadas e carvoarias sem licença.

Até o presente momento, já foram lavrados cerca de R$ 179 mil em multas, demolidos 179 fornos de carvão, além da constatação de outros ilícitos. A operação está em pleno andamento sem previsão de conclusão.

Segundo informado pelo INCRA, em tais projetos não são contempladas as atividades de carvoejamento, conforme consta no Plano de Desenvolvimento do Assentamento- PDA. Com base nesta informação e na constatação de material lenhoso sem origem legal e da falta de licença ambiental, vem sendo feita autuação dos infratores, embargo das áreas desmatadas e demolição dos fornos.

Segundo o coordenador da Operação, Luis Furtado da Silva, além de crimes ambientais, foram constatados crimes agrários, como arrendamento de lotes a terceiros, além de crimes trabalhistas, como a existência de trabalhadores de outros estados, sem carteira assinada e em péssimas condições trabalho.

Foram realizadas, também, ações junto a Reserva Extrativista do Ciriaco, Unidade de Conservação de uso sustentável, localizada no município de Cidelândia. Dentro desta UC, foram apreendidos cinco caminhões e uma pá carregadeira, as quais estavam sendo utilizados para extração ilegal de cascalho.

Para a realização da operação, foram disponibilizados 13 fiscais do Ibama dos estados do Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Sul e Piauí, além do apoio de oito Policiais do Batalhão Florestal

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.