VOLTAR

Operação em três parques estaduais

O Globo, Rio, p. 35
29 de Jul de 2005

Operação em três parques estaduais

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) iniciou ontem uma grande operação para coibir desmatamentos, queimadas e construções irregulares em três parques estaduais. A operação, batizada de Mata Atlântica, começou às 8h no Parque estadual da Serra da Tiririca, nos municípios de Niterói e Maricá. Hoje, a equipe segue para o Parque estadual dos Três Picos, em Teresópolis. No fim de semana, será a vez do Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena e Campos.
Equipe apreende 35 aves que estavam em cativeiro
Duas equipes do IEF estiveram ontem no entorno da Serra da Tiririca, uma na vertente de Itacoatiara, em Niterói, e a outra na de Itaipuaçu, em Maricá. Na região conhecida como Engenho do Mato, em Niterói, e em Itaipuaçu, o IEF apreendeu gaiolas com 35 pássaros silvestres mantidos em cativeiro, dentre os quais curiós, trinca-ferros e canários da terra. As aves foram levadas para o Jardim Zoológico de Niterói.
Além da apreensão, a equipe da Divisão de Fiscalização embargou duas construções irregulares que estavam sendo erguidas dentro dos limites do parque do Engenho do Mato. Dois pedreiros foram autuados na 81 DP (Itaipu) e liberados. O dono do terreno poderá ser multado em até R$ 50 mil.
No primeiro semestre deste ano, o IEF aplicou 13 autos de constatação (a maior parte relativa à supressão de vegetação), 23 intimações, 19 denúncias (dez desmatamentos, três queimadas, dois despejos de lixo, três cortes de talude e uma obra irregular), cinco notificações, 17 ações de prevenção contra incêndios florestais e 82 pareceres técnicos na região.

O Globo, 29/07/2005, Rio, p. 35

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.