VOLTAR

Operação em SP resgata 41 trabalhadores de carvoarias

FSP, Mercado, p. B4
23 de Jan de 2014

Operação em SP resgata 41 trabalhadores de carvoarias
Fiscalização mira região de Bragança

Ingrid Fagundez de São Paulo

Quarenta e uma pessoas que trabalhavam em regime análogo à escravidão em carvoarias na região de Bragança Paulista (a 90 km de São Paulo) foram resgatadas na operação Gato Negro, deflagrada anteontem.
Conduzida por uma força-tarefa formada por Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público (MP) e Ministério do Trabalho (MPT), a operação, que teve seu segundo dia ontem, chegou a uma fazenda perto da cidade de Piracaia, na qual é produzido o carvão da marca Cacique e 15 pessoas trabalhavam.
Na terça-feira, 19 adultos e 7 crianças já haviam sido resgatados em outras dez carvoarias da região.
Um dos locais fabricava o carvão da marca São José, vendido em grandes redes de supermercado e também em churrascarias.
Os 15 trabalhadores resgatados ontem recebiam o pagamento de três em três meses, em cheques que só podiam usar em um mercadinho de Piracaia, segundo relato de uma agente da PRF que acompanhou a operação. O proprietário da carvoaria não foi encontrado.
A marca Cacique deve ser notificada hoje. A região de Bragança Paulista é responsável por 70% da produção de carvão no Estado.
Para o superintende do Ministério do Trabalho em São Paulo, Luiz Medeiros, os resultados da operação demonstram a falta de fiscalização de entidades de classe, órgãos governamentais e prefeituras. "O Estado é ausente em todos os sentidos. Não vi sindicato lá, é uma zona de exclusão", afirmou.

FSP, 23/01/2014, Mercado, p. B4

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/148899-operacao-em-sp-resgata-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.