VOLTAR

OPERAÇÃO DO GOVERNO APREENDE DEZENAS DE CAMINHÕES COM MADEIRA ILEGAL

Rondôniaagora.com - www.rondoniagora.com
30 de Jun de 2008

Em uma operação realizada na madrugada desta segunda-feira, 21 caminhões foram apreendidos em ação conjunta da SEDAM - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Polícia Ambiental de Pimenta Bueno. Trinta e seis homens estavam envolvidos na operação.

Segundo agentes da SEDAM, cerca de 100 caminhoneiros faziam transporte de madeira na madrugada, porém com um possível vazamento de informações, cerca de 60 se esconderam.

A maioria dos caminhões foi apreendida nas proximidades do distrito do Pacarana, a cerca de 90 Km de Espigão do Oeste. Caminhões também foram apreendidos em áreas particulares nos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno.

Segundo as primeiras informações toda madeira apreendida era extraída em terras indígenas. Segundo os agentes de fiscalização, os próprios motoristas confirmaram que a extração era feita em áreas de preservação, nas reservas dos Índios Suruí e com mais intensidade na reserva dos Índios Zoró,

As essências apreendidas eram Angelim, Maçaranduba, Ipê e outras espécies que ainda estão sendo verificadas pelas SEDAM.

Aproximadamente 400 m³ de madeira em toras foram apreendidas. Foi a maior apreensão do ano na região. Em novembro de 2007, uma outra operação foi realizada no distrito do Pacarana, onde cerca de 10 mil m³ foram apreendidos.

Os caminhões apreendidos foram levados para o quartel da Polícia Militar de Pimenta Bueno, onde estão 11 caminhões, e outros 10 caminhões foram levados para o quartel de Cacoal, devido a falta de espaço no pátio dos quartéis.

A operação é desencadeada em todo o Estado de Rondônia nesta segunda-feira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.