VOLTAR

Operação de fiscalização destrói rancho de palmiteiros e caçadores

ICMBio - www.icmbio.gov.br
20 de Ago de 2010

Uma operação de fiscalização ambiental destruiu um rancho utilizado por palmiteiros e caçadores no dia 16 de agosto, na vertente entre o saco do Mamanguá e a Praia Grande da Cajaíba, no interior da Área de Proteção Ambiental de Cairuçu e da Reserva Ecológica da Juatinga.

No alojamento ilegal, foram encontrados restos de palmito juçara (Euterpe edulis), uma carcaça de tucano do peito-amarelo (Ramphastos vitellinus) e equipamentos utilizados nas atividades criminosas, como armas e utensílios para o cozimento do palmito. A operação foi promovida pela APA Cairuçu / ICMBio e Reserva Ecológica da Juatinga / INEA, contando com a participação de agentes da Delegacia de Polícia Federal de Angra dos Reis.

Cortar palmito juçara na natureza é crime ambiental. O palmito juçara é protegido por lei porque está ameaçado de extinção, podendo desaparecer dos ambientes naturais se as atividades criminosas não forem combatidas. De acordo com um agente envolvido na operação, "o consumidor final também tem um também um papel importante na conservação do Palmito juçara, pois pode optar pelo palmito pupunha - também muito saboroso - ou exigir certificação de origem legal do palmito no ato da compra."

A caça e captura de animais silvestres também é crime punido por Lei, podendo ocasionar multa de até R$10.000,00 por animal apreendido e de um ano e meio a três anos de prisão. Segundo o agente entrevistado "retirar um animal da natureza, principalmente os já ameaçados de extinção, é como roubar um bem de um patrimônio que é de todos os brasileiros".

http://www.icmbio.gov.br/brasil/RJ/area-de-protecao-ambiental-de-cairuc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.