VOLTAR

Operação da PF investiga assassinato em aldeia indígena no Maranhão

Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br
Autor: Gabriel Brum
21 de Set de 2023

Publicado em 21/09/2023 - 21:54 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília
A Polícia Federal investiga o assassinato de um servidor da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Segundo a PF, o crime ocorreu na aldeia Abraão, no município de Arame, em 31 de janeiro. A vítima é Raimundo Ribeiro da Silva, conhecido como "doutor".

Nesta quinta-feira, os policiais federais fizeram busca e apreensão na residência do principal suspeito no povoado Faísa, no município de Santa Luzia, também no Maranhão.

Havia também um mandado de prisão contra o investigado, mas ele não estava no endereço durante a operação. Agora, é considerado foragido.

As medidas foram determinadas pela 2ª Vara da Justiça Federal do Maranhão.

O nome da operação é Unokai, que na língua tupi significa "assassino", em alusão a natureza do crime investigado.

Nós pedimos um posicionamento do Ministério da Saúde, mas não tivemos uma resposta até o fechamento da reportagem.

A Terra Indígena Arariboia já foi palco, neste ano, de outras operações da Polícia Federal contra desmatamento e venda ilegal de madeira e o assassinato de uma liderança indígena.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/seguranca/audio/…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.