VOLTAR

Operação da Funai vai fechar garimpo no norte de Mato Grosso

Midianews-Cuiabá-MT
06 de Mar de 2002

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Glênio Alvarez da Costa, determinou a retirada de todos os garimpeiros e seus equipamentos da Reserva Indígena Roosevelt, dos índios cinta-larga, localizada entre os municípios de Aripuanã, a 1.010 quilômetros de Cuiabá, e Espigão D`oeste, em Rondônia.

As Forças Armadas, principalmente o Exército, e a Polícia Federal podem ser deslocadas para a Reserva Indígena Roosevelt. Desta vez, a operação pretende acabar com a atividade garimpeira onde cerca de 2 mil garimpeiros faziam extração do minério há mais de um ano.

"Vamos realizar uma reunião com o Ministério da Justiça e a Polícia Federal entre hoje e amanhã, para decidir o cronograma da operação e remover todos os garimpeiros e máquinas da Terra Indígena Roosevelt", declarou Alvarez.

Os índios Cinta Larga foram iludidos pelos garimpeiros que lhes garantiam muitas vantagens com a autorização da entrada em suas terras. Com o tempo, as conseqüências sociais à comunidade indígena trouxeram, além dos danos ambientais, problemas graves de alcoolismo, a prostituição, envolvimento de índios na retirada de diamantes e conflitos internos na comunidade dos Cinta Larga.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.