VOLTAR

Operação conjunta fiscaliza pesca do camarão no Parque Nacional da Lagoa do Peixe

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
Autor: Marília Castro
13 de Jan de 2011

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal e o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), promoveram na madrugada de sexta feira (7), no Parque Nacional (Parna) da Lagoa do Peixe, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes em Mostardas/RS, uma ação conjunta para a fiscalizar a pesca predatória do camarão.

Técnicos do ICMBio e do Comando Ambiental da Brigada Militar-CABM foram enviados para fazer a fiscalização na unidade de conservação depois de denúncias de que pescadores vinham infringindo as normas de pesca no Parque.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em duas residências no balneário mostardense e em uma delas foram encontrados 20 quilos de camarão, apreendidos pelo ICMBio. O infrator foi preso em flagrante pela Polícia Federal.

Ainda durante a ação, foram recolhidas 13 unidades do petrecho utilizado na captura do camarão, conhecido por "aviãozinho", que continham aproximadamente 650 quilos do crustáceos. Todo o camarão foi devolvido para a água.

Na época em que os camarões estão se desenvolvendo, a pesca na Lagoa do Peixe e em mananciais próximos só é autorizada pelo Ibama quando o crustáceo atinge nove centímetros de comprimento. A verificação é feita periodicamente por técnicos do ICMBio, e, no caso de os crustáceos já terem atingido o tamanho esperado, os pescadores profissionais são liberados para a pesca.

Segundo o capitão Rodrigo Gonçalves dos Santos, responsável pela CABM de Pelotas, não há uma portaria única do Ibama para o defeso do camarão, mas sim, normas dirigidas para cada localidade de acordo com as características específicas de desenvolvimento do crustáceo. "No estuário da Lagoa dos Patos, desde Arambaré até a Barra do Rio Grande, a captura do camarão é liberada a partir do dia 1 de fevereiro", disse Gonçalves.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/operacao-conjunta-fiscaliza-pesca-do-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.