VOLTAR

Operação conjunta fiscaliza pesca do camarão na Lagoa do Peixe em Mostardas/RS

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
Autor: Marília Castro
13 de Jan de 2011

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal e o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), promoveram na madrugada de sexta feira (7), no Parque Nacional (Parna) da Lagoa do Peixe, em Mostardas/RS, uma ação conjunta para a fiscalizar a pesca predatória do camarão no Parque.

Na época em que os camarões estão se desenvolvendo, a pesca na Lagoa do Peixe e em mananciais próximos só é autorizada pelo Ibama quando o crustáceo atinge nove centímetros de comprimento. A verificação é feita periodicamente por técnicos do ICMBio, e, no caso de os crustáceos já terem atingido o tamanho esperado, os pescadores profissionais são liberados para a pesca. Técnicos do ICMBio e do CABM foram enviados para fazer a fiscalização na unidade de conservação depois de denúncias de que pescadores vinham infringindo as normas de pesca no Parque. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em duas residências no balneário mostardense e em uma delas foram encontrados 20 quilos de camarão, apreendidos pelo ICMBio.

O infrator foi preso em flagrante pela Polícia Federal. Ainda durante a ação, foram recolhidas 13 unidades do petrecho utilizado na captura do camarão, conhecido por "aviãozinho", que continham aproximadamente 650 quilos do crustáceos. Todo o camarão foi devolvido para a água.

Segundo o capitão Rodrigo Gonçalves dos Santos, responsável pela Companhia Ambiental de Pelotas, não há uma portaria única do Ibama para o defeso do camarão, mas sim, normas dirigidas para cada localidade de acordo com as características específicas de desenvolvimento do crustáceo. "No estuário da Lagoa dos Patos, desde Arambaré até a Barra do Rio Grande, a captura do camarão é liberada a partir do dia 1 de fevereiro", disse Gonçalves.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/operacao-conjunta-fiscaliza-pesca-do-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.