VOLTAR

Operação combate desmatamento e queimadas na Floresta Nacional do Itacaiúnas

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Carla Lisboa
12 de Jun de 2009

A equipe de analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que atua na Floresta Nacional (Flona) de Itacaiúnas, Pará, vai realizar uma operação de fiscalização na unidade para identificar desmatamento e áreas com algum índice de devastação já identificadas por satélite e reprimir queimadas. O trabalho será realizado em sete regiões da Flona, totalizando 11 posses e cerca de 275 hectares.

A equipe do ICMBio vai contar com o reforço da Polícia Militar e das Guardas Florestais, cedidas pela Companhia Vale do Rio Doce. O chefe da Flona, Edilson Esteves, disse que durante a operação será efetuada uma visita ao Projeto de Assentamento do Incra para instruir a comunidade rural acerca do significado de uma unidade de conservação, bem como sobre aspectos da legislação ambiental e sobre os prejuízos provocados pelas queimadas.

A fiscalização é a segunda parte da Operação Flona Verde, cuja primeira etapa foi realizada entre os dias 9 e 15 de fevereiro deste ano, e conta também com o apoio da Coordenação Geral de Proteção Ambiental (CGPRO) do ICMBio e da chefia da Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.