VOLTAR

Operação Aturawaca/Arco de Fogo já totaliza mais de R$ 8,5 milhões em multas

Ibama - www.ibama.gov.br
Autor: Vanessa Furtado
29 de Set de 2009

Como parte das ações planejadas na Operação Aturawaca/Arco de Fogo, foi desencadeada uma ação fiscalizatória com o intuito de coibir o furto de madeira da Reserva Biológica - Rebio do Gurupí. Equipes compostas por Agentes de Fiscalização Ibama, Polícia Federal e Força Nacional deslocaram-se em direção ao interior da Rebio, que possui aproximadamente 300 mil hectares, e é o último remanescente de Floresta Amazônica no Estado do Maranhão. Os agentes flagraram e apreenderam três caminhões transportando aproximadamente 40 m³ de madeira em toras.

Por volta de 00h30 do dia 26/09, as equipes localizaram um acampamento em uma área de desmate no entorno da Rebio onde foram apreendidas motosserras, espingarda calibre 12, munição e uma moto. Os envolvidos tanto no transporte quanto na extração da madeira ilegal foram conduzidos até o posto da Polícia Federal instalado na Base Operativa em Santa Inês/MA, no prédio do Ibama, onde foram autuados.

Desde o início da Operação Aturawaca/Arco de Fogo, já foram apreendidos e depositados 24 caminhões, quatro tratores de esteira, mais de quatro mil m3 de madeira em toras, quase dois mil m3 de madeira serrada, embargadas 42 serrarias, 21 pessoas presas e, até a presente data, foram lavrados R$8,5 milhões em multas.

Além desta reserva, os agentes também voltaram sua atenção, em conjunto com a Funai, para as Terras Indígenas do Alto Turiaçu com 529 mil hectares, Awa-Guajá com 116 mil hectares e a Caru-Guajajara com 172 mil hectares, onde o crime ambiental ameaça os povos indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.