VOLTAR

Operação apreende embarcações no Mosaico Lago de Tucuruí

Amazônia Brasil Rádio Web - http://chicoterra.com/
Autor: Denise Silva
22 de Nov de 2017

Operação apreende embarcações no Mosaico Lago de Tucuruí

Por Denise Silva

Ações de fiscalização, que fazem parte da operação do período de defeso 2017/2018, na Região do Mosaico Lago de Tucuruí, foram realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) na madrugada de terça-feira (21). A região engloba a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Alcobaça e Pucuruí Ararão.

Durante a operação foram apreendidos apetrechos de pesca que estavam em desacordo com a legislação ambiental vigente, além de duas embarcações, dois motores rabeta, duas toneladas de pescado e uma arma de fogo. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), 13o Batalhão de Polícia Militar de Tucuruí e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tucuruí.

O período de defeso é compreendido, anualmente, de 1o de novembro a 28 de fevereiro (regulamentado pela Instrução Normativa Interministerial no 13, de 25/10/2011). A fiscalização na área do Lago de Tucuruí garante o cumprimento da legislação vigente e a conservação dos ecossistemas e recursos naturais atingidos pela construção de empreendimentos no Rio Tocantins, possibilitando a manutenção dos estoques pesqueiros em níveis que permitam a sustentabilidade da atividade na região.

http://chicoterra.com/2017/11/22/operacao-apreende-embarcacoes-no-mosai…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.