VOLTAR

ONU reconhece que mundo falhou em controlar extinções

FSP, Ciência, p. A16
11 de Mai de 2010

ONU reconhece que mundo falhou em controlar extinções
Compromisso assinado em 2002 era o de reduzir "significativamente" a perda de biodiversidade

Colaboração para a Folha

As Nações Unidas reconheceram em relatório divulgado ontem o que muita gente já sabia: nenhum país conseguiu cumprir suas metas para reduzir a perda de biodiversidade entre 2002 e 2010.
O relatório, publicado pela Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, também sugere que a perda de biodiversidade global está chegando a um ponto irreversível.
Quase todos os indicadores do estado das espécies usados no relatório mostram declínio. Só entre 1970 e 2006, por exemplo, a abundância de vertebrados caiu 30% no mundo -e continua caindo.
O mesmo acontece com as florestas. Apesar de o relatório notar uma redução recente na taxa de desmatamento na Amazônia, o sinal global é de declínio. Isso tem causado perdas anuais de mais de US$ 2 trilhões, avaliam pesquisadores -contra US$ 45 bilhões anuais que seriam necessários para reverter a tendência.
A convenção, de 1992, só ganhou uma meta na Cúpula da Terra de Johannesburgo, em 2002. No encontro, governos prometeram "reduzir significativamente" a taxa de perda da diversidade biológica até 2010.
As metas incluem redução na degradação de habitats, controle de espécies exóticas e transferência de tecnologia a países em desenvolvimento.
O documento destaca a Amazônia como área sujeita a danos irreparáveis. Isso se deve à inter-relação entre desmatamento e queimadas, de um lado, e extinção de espécies e mudanças na dinâmica regional de chuvas, de outro.
Outro problema destacado é o acúmulo de fosfatos e nitratos, oriundos de fertilizantes, em rios e lagos. O excesso de nutrientes na água facilita o desenvolvimento de algas, que sufocam as populações de peixes.
"O relatório descreve em todas as letras a crise que estamos vivendo", afirma Anthony Gross, pesquisador da Universidade das Nações Unidas. Segundo Gross, as conclusões do texto devem ajudar governos a focar as discussões durante a Cúpula da Biodiversidade, a ser realizada no Japão em outubro.
"Mesmo sendo vagas e amplas, as metas não foram cumpridas, possivelmente por falta de pressão da sociedade", disse Alexandre Prado, da Conservação Internacional Brasil.
Para Prado, uma maneira de avançar a discussão e atingir resultados práticos é estabelecer uma relação direta entre biodiversidade e valor econômico.
Prado também defende o uso de planos setoriais para lidar com a perda de biodiversidade.

FSP, 11/05/2010, Ciência, p. A16

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1105201003.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.