VOLTAR

ONU promove evento para estimular ações que impeçam a perda de biodiversidade

MMA - www.mma.gov.br
Autor: Maiesse Gramacho
22 de Set de 2010

Como a perda contínua de biodiversidade representa um entrave para que sejam alcançados os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) estuda estratégias para tornar mais efetivas as medidas que visam proteger espécies e ecossistemas ao redor do planeta. Nesta quarta-feira (22), será realizada reunião em Nova York para debater o tema.

O encontro, que ocorre a menos de um mês para a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU (COP-10), tem como objetivos estimular a ação dos países-membros, chamar a atenção para os riscos que a contínua perda de biodiversidade representa para o bem-estar humano e, também, debater estratégias e medidas que possam reduzir esses riscos.

"Este é um momento importante para os países se concentrarem em reverter a perda da biodiversidade", diz o presidente da Assembleia Geral da ONU, Joseph Diess. "Não podemos continuar a ignorar a destruição contínua dos ecossistemas. Felizmente, existem estratégias para proteger e preservar a rica biodiversidade do nosso planeta. Precisamos, agora, que os países executem essas estratégias."

De acordo com informações levantadas pela CDB, entre 1970 e 2006 populações de certas espécies de vertebrados silvestres diminuíram a quase um terço, globalmente, e a perda mais significativa ocorre nas regiões dos trópicos. Ainda segundo a CDB, a mudança na abundância e distribuição de espécies é agravada pelas mudanças climáticas.

A Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, assinada e ratificada por quase todos os Estados-membros da organização, tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de abordagens para lidar com a biodiversidade. Contudo, a execução das estratégias tem ficado aquém do esperado, e o mundo não conseguiu cumprir as metas previstas para 2010.

Para Ahmed Djoghlaf, secretário executivo da CDB, a reunião de Nova York proporcionará um importante impulso para a COP-10, que ocorrerá em Nagoya (Japão), em outubro. Durante a COP, deverá ser aprovado um novo plano estratégico para 2011-2020.

Na opinião de Djoghlaf, enfrentar o desafio da perda contínua de biodiversidade, agravado pelas alterações climáticas sem precedentes, exige esforços coordenados e o envolvimento de todos os interessados, sem exceção. "A inédita Cúpula de Nova York sobre Biodiversidade é uma clara demonstração da vontade dos dirigentes de todo o mundo em garantir que o nosso planeta continue oferecendo o necessário às gerações presentes e futuras."

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.