VOLTAR

ONGs entregam às Nações Unidas suas conclusões

OESP, Especial, p. H4
22 de Jun de 2012

ONGs entregam às Nações Unidas suas conclusões
Representantes de Cúpula dos Povos têm encontro marcado hoje com secretário-geral das Nações Unidas

PAULA BIANCHI
ESPECIAL PARA O ESTADO/ RIO

A Cúpula dos Povos - um dos maiores eventos paralelos à Rio+20 - apresenta hoje ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, seu documento final, em que resume as discussões realizadas no Aterro do Flamengo desde a semana passada. O texto, assinado por mais de 70 ONGs e grupos autogestionados que participaram do encontro alternativo, refuta, em especial, as resoluções da conferência oficial.
"Nós, da sociedade civil lamentamos, mas o documento da ONU é fraco, medroso e não avança no sentido de uma sociedade mais justa", afirma Iara Pietricovsky, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), que irá mediar o encontro com o líder das Nações Unidas.
O documento final da Cúpula doa Povos é resultado de cinco plenárias organizadas sobre os temas de soberania alimentar, trabalho, energia e empresas extrativistas, defesa dos bens comuns e justiça social.
Além do consenso contra a Rio+20, as entidades não governamentais também contestam a ideia de economia verde e o atual modelo de desenvolvimento.
"Nós defendemos um modelo que significa uma crítica frontal à mercantilização da vida", explica Iara.
O documento final da Cúpula dos Povos também propõe uma agenda de mobilização para além da Rio+ 20. "Não queremos apenas fazer uma análise, mas apresentar propostas para melhorar a situação da população. Vamos sair daqui com um plano de ação", completa a chilena Marcela Escribano, do grupo de articulação do evento paralelo.

OESP, 22/06/2012, Especial, p. H4

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,ongs-entregam-as-nacoes-uni…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.