VOLTAR

ONGs em Ação

Folha do Meio Ambiente, p. 11
31 de Mai de 1995

ONGs em Ação

Romoaldo deSouza

Índios Gigantes

O Brasil Grande e os Índios Gigantes é o titulo do documento de 47 minutos lançado no mês de abril, em Brasília, pela ONG Instituto Socioambiental. O filme conta a saga dos índios panará, cujo povo, na década de 70, foi manchete nos principais jornais brasileiros, depois que os irmãos Cláudio e Orlando Vilas-Boas realizaram expedição para manter os "primeiros contatos" com eles.
O cineasta Aurélio Michiles - autor de Lina Bo Bardi, Que Viva Glauber, A Árvore da Fortuna, entre outros - e o Instituto Socioambiental se uniram para contar, no filme, o que chamam de "a verdadeira história dos índios gigantes que quase foram dizimados quando da quando da construção da estrada Cuiabá - Santarém, em 1973.
Michiles relata com paixão e muito bem documentado, o esforço de recomposição dos panará e a recuperação de seu território original. O trabalho ata ainda depoimentos de protagonistas importantes desse processo, como o atual deputado Roberto Campos (PPR-RJ) ex-senador pelo PDS do Mato Grosso; o antropólogo e atual senador pelo PDT RJ, Darcy Ribeiro; os irmãos Vilas-Boas; e o general Ismarth de Araújo, ex-presidente da Funai.
O telefone do Instituto Socioambiental - para contatos e informações - é 061.248-2439 e 061.248-6420 (fax).

Folha do Meio Ambiente, mai 1995, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.