VOLTAR

ONG vai recorrer da decisão que suspendeu operação em Roraima

Folha Online
Autor: Andrezza Trajano
10 de Abr de 2008

O índio macuxi Dionito Souza, coordenador do CIR (Conselho Indígena de Roraima), ONG que é a principal defensora da retirada dos não-índios da Raposa Serra do Sol, declarou ontem que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) "viola os direitos dos povos indígenas do Brasil".

Dionito Souza disse que a entidade vai recorrer da decisão no próprio STF e também na ONU (Organização das Nações Unidas) e na OEA (Organização dos Estados Americanos).

Após a decisão do STF, manifestantes favoráveis à permanência de habitantes não-índios na Raposa/Serra do Sol --principalmente arrozeiros, pequenos produtores rurais, comerciantes e parte dos índios-- saíram em carreta pelas ruas de Boa Vista, em Roraima, no final da tarde de ontem.

O comando da Polícia Militar não foi localizado para informar quantas pessoas participavam da manifestação.

Há cerca de 15 mil índios dentro da terra indígena. Os favoráveis à retirada dos não-índios são ligados ao CIR. Já a Sodiur (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima) reúne os índios que defendem a permanência dos não-índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.