VOLTAR

ONG Doutores da Amazônia monta 'hospital de campanha' para atender mais de 10 povos indígenas em RO

G1 RO - g1.globo.com/ro
14 de Out de 2022

Projeto conta com 35 voluntários. A meta é atender pelo menos 1 mil indígenas no estado.

Por g1 RO - Porto Velho

14/10/2022 17h47

Mais uma etapa do projeto "Doutores da Amazônia" começou nesta quinta-feira (13). Profissionais voluntários uniram forças para realizar atendimentos médicos para mais de 10 povos indígenas. A equipe, com mais de 35 pessoas, realizará assistências médicas, odontológicas, farmacêuticas, fisioterápicas e psicológicas. A ação segue até 22 de outubro.

Em uma das primeiras paradas, os médicos levaram equipamentos portáteis à terra indígena 7 de setembro, localizada na região de Cacoal (RO).

A organização Doutores da Amazônia informou que no decorrer da atividade, os voluntários montaram um hospital de campanha para melhor assistência aos povos indígenas.

"Quando cuidamos dos povos da floresta, cuidamos da preservação do meio ambiente, preparamos um futuro melhor para todos, levantamos as bandeiras das políticas de saúde pública. Sempre lutando pela igualdade", comenta o presidente da organização Doutores da Amazônia, Dr. Caio Eduardo Machado.

A meta é realizar cerca de 1 mil procedimentos. Outro objetivo é fortalecer o sistema de saúde local. Através de treinamento e incentivo à vacinação, levam conhecimento sobre a Covid-19 e suas complicações a toda população indígena.

A ação conta com o apoio do Distrito Especial de Saúde Indígena (Dsei), Fundação Nacional do Índio (Funai), Kanindé e a Associação Metareilá.

O projeto "Doutores da Amazônia" atua em Rondônia desde 2014, atendendo indígenas com serviços de saúde bucal, inclusive oferecendo próteses, processos oftalmológicos com entrega de óculos e consultas ginecológicas, entre outros.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2022/10/14/ong-doutores-da-ama…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.