VOLTAR

Olhar acreano: o registro da cultura indígena

Agência de Notícias do Acre
Autor: Luciano Tavares
10 de Mar de 2008

Fotógrafo Odair Leal representa o Acre em exposição com temática indígena no Recife

O repórter fotográfico Odair Leal vai representar o Acre em uma exposição de fotos indígenas no Recife, capital de Pernambuco. O evento acontece no dia 19 de abril, comemorado Dia do Índio, na Universidade Católica daquele Estado.

Odair Leal foi convidado para participar do evento pela fotógrafa e professora da Universidade Católica de Pernambuco (PUC), Renata Victor, que esteve em Rio Branco a convite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), durante o I Encontro de Mulheres Jornalistas do Acre, que aconteceu no último fim de semana.

O repórter fotógrafico acreano vai apresentar em sua exposição 25 fotos com molduras feitas de buriti, confeccionadas por pessoas de uma cooperativa que trabalham com a matéria prima na capital acreana.

As imagens que serão levadas por Odair são dos índios Yawanawa, em um registro feito durante o Festival Yawa, ano passado, na Aldeia Nova Esperança.

Ele diz que o convite é uma boa oportunidade não só de divulgar seu trabalho, mas também de mostrar o Acre em outros lugares. O fotografo elogia a iniciativa do Sinjac e diz que o encontro realizado pelo sindicato consegui gerar integração e bons resultados.

Essa é a primeira exposição que Odair realizará fora do Acre. "Estou feliz em divulgar meu trabalho e a cultura acreana. Meu contato com a Renata já é fruto dessa integração que o Sinjac está promovendo. Vou apresentar apenas um pouco de toda a riqueza cultura do povo Yawanawá", comenta o repórter fotográfico.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.