VOLTAR

Oito garimpeiros são presos ao tentar furar bloqueio das Forças Armadas na Terra Yanomami

Folha bv - https://www.folhabv.com.br
Autor: Winicyus Gonçalves
14 de Ago de 2023

Na ação, mais de uma tonelada de cassiterita foi apreendida

Na madrugada de domingo (13), as Forças Armadas, agências e Órgãos de Segurança Pública (OSP), em ação coordenada, realizaram a prisão de oito garimpeiros ilegais em Palimiu e Homoxi, na Terra Indígena Yanomami (TIY), no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte.

Na tentativa de furar o bloqueio de um Posto de Controle e Interdição Fluvial (PCIFlu), em Palimiu, três embarcações foram perseguidas e detidas por integrantes das Forças Armadas. Na ocasião, foram presos quatro homens e três mulheres, além de ter sido apreendida uma tonelada de cassiterita, armamento e equipamento de internet satelital.

Em Homoxi, um homem buscou atendimento médico na Unidade Básica de Saúde daquela localidade. Após a apuração da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), foi constatado que o mesmo era de nacionalidade estrangeira e estava na região para a prática de garimpo, sendo detido pela FNSP.

Todos os presos foram transportados para Boa Vista, ainda no domingo, em aeronave das Forças Armadas, onde receberam atendimento médico, e, em seguida, foram encaminhados para a sede da Superintendência da Polícia Federal.

A iniciativa dá continuidade ao trabalho de combate aos ilícitos na TIY, que já contabiliza 139 presos, desde o início da operação, tendo sido obtida uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto No 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto No 11575, de 21 de junho de 2023.

https://www.folhabv.com.br/geral/oito-garimpeiros-sao-presos-ao-tentar-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.