VOLTAR

Oficina sobre Agricultura familiar em Confresa (MT)

Ipam - www.ipam.org.br
Autor: Simone Mazer
03 de Nov de 2010

Nos dias 23 e 24 de outubro, o IPAM, com apoio do SEBRAE e Prefeitura Municipal de Confresa, realizou uma oficina com agricultores familiares do município de Confresa, ao norte do estado do Mato Grosso.

Confresa é um município que possui 14 assentamentosda agricultura familiar, perfazendo uma área de aproximadamente 56% do município. Porém, devido a uma série de barreiras encontradas por esses produtores, a atividade na região ainda é muito centrada na pecuária de corte e leite, apresentando pouca diversificação produtiva. Por outro lado esse é um potencial para o município, haja vista a quantidade de agricultores familiares que estão instalados na região.

A oficina realizada pelo IPAM teve o objetivo de identificar: a) os cenários atuais da agricultura familiar naquela região; b) o cenário tendencial que deverá acontecer se as políticas públicas fossem colocadas em prática; e c) o cenário ideal baseado na percepção dos proprietários produtores e/ou técnicos que lidam com essa realidade. Após a identificação do cenário ideal, foram elencados os principais obstáculos existentes a esse cenário e iniciadas algumas reflexões de alguns caminhos nessas resoluções.

A oficina contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre agricultores familiares, técnicos, SEBRAE, IFMT e prefeitura. Na equipe do IPAM estavam Ane Alencar, Andrea Azevedo, Cláudia Stickler, Isabel Castro, Simone Mazer, Roberta Cury e Divino Silverio.

A oficina obteve sucesso em seus objetivos e foi muito bem vista por todos os presentes e pela equipe do IPAM. Os apoiadores locais do evento foram: Prefeitura Municipal de Confresa / secretaria de agricultura, IFMT e Sindicato de trabalhadores rurais.

http://www.ipam.org.br/noticias/Oficina-sobre-Agricultura-familiar-em-C…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.