VOLTAR

Oficina no Parna da Serra dos Órgãos discute ações de proteção do bioma Mata Atlântica

ICMBio - www.icmbio.gov.br
24 de Out de 2008

Oficina de trabalho, realizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Petrópolis (RJ), com a participação de servidores do Instituto Chico Mendes e do Ibama, discutiu as ações para a proteção do bioma Mata Atlântica. Foram definidas as prioridades de monitoramento e fiscalização ambiental no bioma, a partir de análise de dados de sensoriamento remoto, mapeamento do bioma elaborado pela ONG SOS Mata Atlântica e de programações apresentadas pelos representantes das superintendências do Ibama nos estados que abrigam remanescentes da Mata Atlântica.

As áreas prioritárias para a proteção do bioma foram escolhidas com base em dados de sensoriamento remoto fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e no mapeamento feito pela SOS Mata Atlântica, levando em consideração cinco critérios: desmatamentos no bioma, tamanho dos polígonos detectados, proximidade de unidades de conservação, áreas de extrema importância para a biodiversidade e os remanescentes de Mata Atlântica.

Servidores do Ibama de 14 estados que possuem remanescentes do bioma e representantes do Instituto Chico Mendes apresentaram suas ações prioritárias, relacionando custos operacionais, e traçaram um plano integrado para desencadear as ações de controle, levando em conta as operações planejadas nas unidades de conservação.

O planejamento foi tratado regionalmente durante a oficina, o que possibilita que as superintendências do Ibama nos estados se apóiem mutuamente nas ações para a proteção do bioma mais ameaçado do país. Serão realizadas operações de fiscalização ainda este ano. Também foram programadas as operações para 2009.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, ressaltou que acordos de cooperação devem ser firmados com os órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), para que as atribuições fiquem mais claras e de acordo com os objetivos de cada instituição. Segundo Montiel, "a participação dos outros integrantes do Sisnama é fundamental para as ações de proteção ao bioma Mata Atlântica."

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.