VOLTAR

Oficina discute Políticas Públicas de Educação e os Povos Indígenas

Site da Funai
02 de Mar de 2004

A Coordenação Geral de Educação Indígena da Funai (CGEI), em parceria com a Coordenação Geral de Educação Indígena do Ministério da Educação (MEC), iniciou, na última segunda-feira (01.03), em Barra do Garças (MT), quatro Oficinas sobre Políticas Públicas de Educação e os Povos Indígenas. As oficinas têm como objetivo fortalecer as comunidades escolares indígenas por meio de cursos, seminários, oficinas e reuniões visando a construção de propostas específicas, bem como na busca de soluções e encaminhamentos de suas demandas baseadas nos princípios legais e nos direitos básicos. A atividade prossegue até sexta-feira (5), com a participação das Administrações Executivas Regionais (AERs) da Funai do Mato Grosso, Rondônia, Goiás e Tocantins.

A programação do evento compreende assuntos relevantes no contexto das políticas, tais como, ações do Plano Plurianual de Governo (PPA) 2004-2007, da CGEI/ Funai; da CGEI/MEC; do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE); Fundo do Desenvolvimento do Ensino Fundamental (FUNDEF) e Censo Escolar.

Estão presentes técnicos que atuam nas Unidades Regionais da Funai na área de educação intercultural, representantes da Comissão Nacional de Professores Indígenas, técnicos da Secretaria da Educação Intercultural, representantes da Comissão Nacional de Professores Indígenas e das Secretarias de Educação dos estados que tratam das demandas de educação escolar indígena.

Entre os dias 15 e 20, o encontro será realizado em Belém (PA), com as AERs da Amazônia, do Acre, de Roraima, do Amapá, do Pará e de Manaus e de 29 de março a quatro de abril, em Londrina (PR), com as AERs /Funai de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Já os participantes das AERs dos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas e Sergipe se reunirão em Porto Seguro (BA) de 12 a 16 de abril.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.