VOLTAR

Oficina define combate a espécies invasoras

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: aulenir Constâncio
27 de Fev de 2018

Oficina define combate a espécies invasoras
Reunidos em Brasília até quinta-feira (01/03), técnicos discutem implementação de estratégia nacional para os próximos seis anos.

MMA | Por Paulenir Constâncio

Mais de quarenta técnicos do Ministério do Meio Ambiente, ICMBio e Ibama, representantes de secretarias estaduais do meio ambiente e sociedade civil, participam, em Brasília, de oficina que vai propor mecanismos de implementação da "Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras", que tem como objetivo evitar a introdução e dispersão dessas espécies, controlá-las ou erradicá-las e reduzir seus impactos ambientais.

Durante a oficina, que acontece até quinta-feira (01/03), será traçado um plano de ação para os próximos seis anos. Ao final, será definido um Grupo de Assessoramento Técnico para monitorar e avaliar a implementação das ações propostas. "As espécies invasoras são uma das principais causas de perda de biodiversidade no planeta", lembra Marília Marini, Coordenadora Geral de Conservação de Espécies da Secretaria de Biodiversidade do MMA.

Na avaliação do secretário de Biodiversidade, José Pedro de Oliveira, "esta é uma questão muito pouco conhecida, temos não só que combater as espécies invasoras, mas esclarecer as pessoas sobre quais são, que malefícios causam e o que estamos fazendo para enfrentar o problema". Ele lembrou, também, que o quadro de mudança do clima tem contribuído para que espécies mudem seu habitat, o que causa novos impactos ambientais.

Invasoras
A Convenção sobre Biodiversidade (CDB) define como espécies exóticas invasoras aquelas que a introdução e disseminação ameaçam a diversidade biológica. São organismos que ocorrem fora de sua área de distribuição natural, onde passam a se reproduzir, prejudicando outras espécies nativas. Elas quebram o equilíbrio ambiental por falta de predadores naturais ou condições que as limite.

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.