VOLTAR

Oficina debate mudanças climáticas e gestão de recursos hídricos

WWF - www.wwf.org.br
08 de Nov de 2010

O WWF-Brasil e o Fórum Nacional de Comitês de Bacias realizam, durante o XII Encontro Nacional de Comitês de Bacia, de 23 a 25 de novembro de 2010, em Fortaleza (CE), a oficina "Os desafios da gestão integrada de recursos hídricos diante dos impactos das mudanças climáticas".

A oficina tem por objetivo discutir os impactos esperados das mudanças climáticas nas bacias hidrográficas brasileiras visando à proposição de mecanismos de adaptação a estas mudanças de forma articulada e integrada com os instrumentos de gestão e planejamento, sobretudo os planos de bacia.

Para os organizadores, os órgãos gestores de recursos hídricos, os tomadores de decisão e, principalmente, os organismos de bacia devem liderar os estudos necessários para o entendimento das vulnerabilidades das mudanças climáticas.

"É fundamental, para a gestão de recursos hídricos, compreender a realidade das mudanças climáticas e seus impactos futuros sobre as bacias hidrográficas, para que se possa incorporar ao planejamento medidas de adaptação a estas mudanças", explicou Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil.

De acordo com o Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que reúne especialistas de todo o mundo, haverá um aquecimento de até 2o C nos próximos anos, mesmo que cessem agora todas as emissões de gases de efeito estufa. E este aquecimento é suficiente para causar profundas mudanças no clima, com asseveramento de secas e enchentes, por exemplo.

Assim, a oficina estabeleceu como seus objetivos sensibilizar sobre a temática de adaptação às mudanças climáticas com relação aos impactos sobre os recursos hídricos; proporcionar o estabelecimento de um diálogo intersetorial permanente entre governos, usuários e sociedade civil organizada visando à formulação de políticas públicas que contemplem o tema de adaptação às mudanças climáticas; desenvolver diretrizes de adaptação aos sistemas de água doce às mu¬danças climáticas e suas conexões com os instrumentos e políticas de recursos hídricos e clima; contribuir para a construção de uma rede social para desenvolvimento e troca de experiência em mudança climática, adaptação e recursos hídricos.

http://www.wwf.org.br/?26602/Oficina-debate-mudanas-climticas-e-gesto-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.