VOLTAR

Oficina de formação da Rede Wayuri reúne comunicadores indígenas do Rio Negro

Foirn - https://foirn.blog
11 de Jan de 2022

Oficina de formação da Rede Wayuri reúne comunicadores indígenas do Rio Negro

por FOIRN - COMUNICAÇÃO
11/01/2022

Comunicadores Indígenas da Rede Wayuri participantes da IV Oficina de Formação e reunião de planejamento. Foto: Adimilson Andrade/Foirn
Comunicadores indígenas das diversas regiões do Alto Rio Negro (AM) estarão reunidos nos próximos dias - de 10 a 21 de janeiro -, em São Gabriel da Cachoeira, participando da IV Oficina de Formação em Comunicação. O encontro é realizado pelo Instituto Socioambiental (ISA) e Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) com apoio do IDEM Institute e German Cooperation.

A oficina teve início na segunda-feira, 10/1, sendo que um dos primeiros destaques do primeiro dia foi a apresentação de atividades que vêm sendo desenvolvidas pela Rede Wayuri. Entre essas ações estão a produção do podcast Boletim Wayuri; o programa Papo da Maloca, veiculado na Rádio FM 97,2; atividades de formação nas comunidades; produção de vídeos; ações de comunicação para enfrentamento à Covid-19; cobertura da eleição municipal 2020; oficinas com profissionais da imprensa nacional, entre outros. A apresentação foi feita pela comunicadora Cláudia Wanano, coordenadora da Rede Wayuri.

Ontem dia 10/01, estiveram presentes na oficina sendo 55 comunicadores indígenas da região do rio Negro e 12 pessoas da organização e instrutores da oficina. A Secretaria Municipal de Saúde realizou a testagem de Covid-19 em todos os participantes antes do início do evento. Com todos os testes negativos e protocolo sanitários estabelecidos foi dado início então a essa IV Oficina.

Participam do encontro representantes de lideranças das cinco coordenadorias da FOIRN - Diawi´i, Nadzoeri, Caimbrn, Coidi e Caiarnx - que representam as 23 etnias que convivem no território indígena do Rio Negro, a diretora da Foirn, Janete Desana; as coordenadoras do Departamento de Mulheres Indígenas (Dmirn) da FOIRN, Dadá Baniwa e Larissa Tukano; Coordenador do Departamento de Adolescentes e Jovens Indígenas (Dajirn), Élson Kene Baré e a equipe de Comunicação da FOIRN, Gicely Ambrósio, Ray Baniwa, Eucimar Aires e Admilson de Andrade. As atividades acontecem no telecentro no ISA em São Gabriel.

Durante a oficina será aperfeiçoado o processo de produção do podcast Boletim Wayuri, com a realização de um programa com o tema da Covid-19, buscando informações sobre como a pandemia atingiu os 23 povos que vivem nessa região da Amazônia e como os indígenas retomaram seus conhecimentos para o enfrentamento à crise sanitária.

Entre os palestrantes da IV Oficina de Formação em Comunicação estão importantes jornalistas à frente da produção de podcast. Uma delas é a jornalista Letícia Leite, que esteve à frente do Copiô Parente, primeiro podcast sobre e para povos indígenas, e em 2021 produziu o primeiro original GloboPlay com apresentação indígena. Nessa segunda-feira, primeiro dia do encontro, ela participou da oficina e reforçou a importância da Rede Wayuri para o jornalismo indígena. "O jornalismo indígena está se fortalecendo cada dia mais, e a Rede Wayuri é uma referência nessa área", disse.

Outro destaque é a participação do indígena Maickson Serrão, criador do podcast "Pavulagem - Contos da Floresta", que narra o cotidiano da vida ribeirinha na Amazônia.

Haverá ainda apresentação da jornalista, roteirista e diretora de criação, Paula Scarpin, fundadora e produtora da Rádio Novelo (www.radionovelo.com.br).

O tema Fake news será apresentado pela jornalista Tainã Maisani, do Idem. O encontro também contará com formação na área de audiovisual, com a profissional de audiovisual Diana Gandra e o cineasta indígena Moisés Baniwa. A produtora e pesquisadora Naiara Alice Bertoli é responsável pela organização do evento.

Além da oficina, será realizada durante o encontro a I Reunião de Planejamento Participativo da Rede Wayuri de Comunicação indígena, conduzida pela jornalista Juliana Radler, do ISA, e pela comunicadora indígena Cláudia Wanano.

No último dia da oficina vamos trazer atualizações sobre a oficina.

https://foirn.blog/2022/01/11/oficina-de-formacao-da-rede-wayuri-reune-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.