VOLTAR

Oficina conscientiza população a proteger Parque Nacional

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Nara Souto
01 de Out de 2014

Os representantes das diretorias dos assentamentos do entorno do Parque Nacional (Parna) de Sete Cidades (PI) participaram, em setembro, da 1ª Oficina de Capacitação. O objetivo foi habilitar os moradores para atuarem na preservação dos recursos naturais da Unidade de Conservação (UC). Na oportunidade, os participantes tiraram dúvidas sobre o Cadastramento Ambiental Rural (CAR) e o Novo Código Florestal Brasileiro, destacando a importância da conservação das áreas da preservação permanentes (APPs) e o porquê essas áreas de reserva legal devem ser mantidas.

Durante a oficina, também foram ministradas palestras sobre o exercício da cidadania para os trabalhadores rurais do entorno do Parque, a Lei de Crimes Ambientais, Campanhas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Educação no processo da Gestão Ambiental. Os participantes ainda foram convidados a integrar as reuniões do Conselho Consultivo e outras atividades promovidas pela gerência da UC.

Para a chefe do Parque Nacional de Sete Cidades, Elisabete Hulgado, o evento consiste em mais que uma ferramenta de proteção para a Unidade de Conservação. "É o fortalecimento da interação com os moradores dos assentamentos do entorno, que passam a conhecer o Parna, levando em consideração como funciona sua gestão e entendendo a importância da preservação para a fauna, flora e os recursos naturais". A opinião é compartilhada também pelo presidente do Assentamento Santa Isabel, Antônio Fernando dos Santos. "Estamos aqui pra aprender. A gente devolve para o Parque nossa ajuda na proteção. Somos fiscais do parque. A gente avisa quando vê caçador e não deixa ninguém colocar fogo", disse Santos.

Além dos servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), participaram do evento representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), de associações de trabalhadores rurais, organizações não governamentais, Promotoria de Justiça do Ministério Público e gerência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Piauí.

Sobre o Parque Nacional de Sete Cidades

O Parque Nacional de Sete Cidades possui uma área de 6.221 hectares e é uma das 313 Unidades de Conservação Federais administradas pelo ICMBio. Inserido nos municípios piauiense de Piracuruca e Brasileira, o Parque tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

A maior parte da flora encontrada no parque é típica de cerrado, com espécies como murici, cascudo, lixeira, bacuri, pequi e pau-terra, avistadas com facilidade. Nas manchas de caatinga encontram-se juazeiros, juremas, aroeiras e cactos, como o xique-xique e a coroa-de-frade.

Há manchas de matas ao longo do curso dos rios e das nascentes, onde são comuns o pau-d'arco e a embaúba. Nessas áreas crescem ninféias, plantas aquáticas que vivem nos espelhos d'água das piscinas, e lagos naturais que dão um toque especial à paisagem.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4990-oficina-consc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.