VOLTAR

Oficina comunitária avalia gestão da Reserva Extrativista Corumbau

ICMBio - www.icmbio.gov.br
24 de Set de 2010

No dia 17 de setembro, em Caraíva, Porto Seguro/BA, foi realizada a oficina "Resex 10 anos - Avaliação e Perspectivas", que teve como principal objetivo reforçar a participação da comunidade tradicional e seu envolvimento na gestão da unidade de conservação. Os resultados obtidos subsidiarão a tomada de decisão e correção de rumos das atividades desenvolvidas na Resex Corumbau.

A oficina contou com a participação de representantes do Conselho Pastoral dos Pescadores - CPP/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, Conservação Internacional do Brasil-CI, ICMBio, Colônias de Pescadores de Prado e Porto Seguro, além dos extrativistas beneficiários e lideranças da Resex.

As metas estabelecidas pelos beneficiários da Resex Corumbau estão no documento final da oficina, elaborado coletivamente e denominado "Carta de Caraíva", que será apresentado para aprovação na próxima reunião do Conselho Deliberativo.

Segundo Janina Azevedo, analista ambiental da Resex Corumbau, "este encontro configurou-se como uma grande oportunidade de aumentar a participação social e de possibilitar a melhor divisão de responsabilidades entre os principais interessados na gestão da UC - os extrativistas beneficiários da Resex".

Nos dias seguintes, 18 e 19 de setembro, ocorreram as comemorações dos dez anos de criação da Resex Corumbau, primeira reserva extrativista a contemplar recifes de coral no Brasil. Mais de 700 pessoas estiveram presentes na festividade, no distrito de Caraíva, e puderam participar de competições esportivas e assistir a diversas manifestações culturais e artísticas da região.

O evento foi organizado pela Anac - Associação de Nativos de Caraíva e contou com apoio de empresários locais e parceiros como: Conservação Internacional do Brasil, Instituto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Grupo Ambiental Natureza Bela, Associação dos Moradores e Vizinhos Amigos do Parna Descobrimento. A Marinha do Brasil também esteve presente orientando os pescadores e realizando os serviços de recadastramento de aquaviários e alteração de dados de embarcação.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/oficina-comunitaria-avalia-gestao-da-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.