VOLTAR

Odebrecht amplia capital em usina do Rio Madeira

O Globo, Economia, p. 28
21 de Jan de 2012

Odebrecht amplia capital em usina do Rio Madeira
Empreiteira agora detém 28,6% de Santo Antônio (RO)

SÃO PAULO. A Odebrecht anunciou ontem a compra da participação que o Royal Bank of Canada detinha no Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). Com a operação, cujo valor não foi divulgado, o grupo brasileiro aumentou de 18,6% para 28,6% sua fatia no capital da Santo Antônio Energia (SAE), empresa responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO).
Em nota, a Odebrecht afirma que o projeto da usina é "um dos mais representativos (investimentos) no seu portfólio de ativos de geração". Diz ainda que a obra é um "marco da engenharia brasileira".
Com um investimento total de R$ 15,1 bilhões, Santo Antônio deverá iniciar a geração de energia ainda este mês, quase um ano antes do previsto originalmente. Em testes desde dezembro, a primeira unidade geradora (turbina e gerador) tem potência média de 72 megawatts, suficiente para atender 350 mil residências. As demais turbinas devem entrar em funcionamento, gradualmente, até 2015.
Fora Odebrecht e o FIP, a Santo Antônio tem como acionistas a Eletrobras Furnas (39%), Andrade Gutierrez (12,4%) e Cemig (10%.

O Globo, 21/01/2012, Economia, p. 28

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.