VOLTAR

Odebrecht ameaça ir à Justiça contra mudança de local de hidrelétrica

JB Online
27 de Mai de 2008

O governo vai esperar a análise técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para só então tomar posição sobre as mudanças no projeto de construção da usina de Jirau, no rio Madeira. Essa é a atitude oficial do governo, expressada pela Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimermann. Mas, segundo fontes do governo, o movimento de contestação da Odebrecht, derrotada no leilão de Jirau pela Suez Energy, não passa de choro de perdedor e que a empresa deve recuar de sua ameaça de ir à Justiça.

O Consórcio liderado pela Suez Energy venceu o leilão da semana passada e alterou em nove quilômetros o local da barragem da usina o que está provocando a reclamação da Odebrecht, líder do grupo que foi derrotado.

O presidente da Madeira Energia, Irineu Meireles, empresa que é a responsável por construir a hidrelétrica de Santo Antonio, a primeira a ser licitada no Rio Madeira e ex-diretor da Odebrecht Investimentos em Infra-Estrutura, disse que as mudanças podem atrasar as obras da usina, porque invalidam o estudo de impacto ambiental feito para as usinas do rio Madeira e que isso vai requerer uma nova análise do Ibama, o que poderia invalidar a licença prévia para as duas usinas.

Zimermann disse que o governo vai esperar pelo rito legal do processo de licitação, para só então tomar medidas. Ele explicou que a licitação foi feita pela Aneel e que tem que esperar manifestação da agência, antes de qualquer iniciativa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.