VOLTAR

Ocupação ilegal e agrotóxicos são maiores ameaças ao Cerrado, diz especialista

CNN Brasil - https://www.cnnbrasil.com.br/
Autor: Juliana Alves e Vinícius Tadeu
12 de Jan de 2022

Paulo Artaxo, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, afirmou à CNN que monitoramento do Inpe é fundamental para a preservação do bioma

Diante do fim do programa que financiava o monitoramento do Cerrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Artaxo, afirmou em entrevista à CNN nesta quarta-feira que "é essencial para a sociedade que se faça um monitoramento adequado do bioma".

O Inpe alega que as atividades de fiscalização do bioma não serão prejudicadas e que o instituto está aguardando a liberação de verba para executar o monitoramento por mais quatro anos.

"É importante salientar que nenhuma nação moderna pode deixar de monitorar o que está acontecendo no seu território com os seus biomas", considerou o professor. O especialista defendeu que a retomada das verbas para o instituto é algo essencial.

Artaxo ainda disse que o Cerrado é um dos biomas brasileiros que foi "mais desmatado e mais maltratado ao longo das últimas décadas", e que o Brasil precisa urgentemente cuidas dos biomas presentes em seu território. De acordo com o professor, o uso excessivo de agrotóxicos e a ocupação ilegal são as principais ameças ao bioma.

"O uso excessivo de água, o uso excessivo de defensivos agrícolas e de agrotóxicos estão fazendo com que os rios que nascem no Cerrado já nasçam envenenados com defensivos agrícolas. Isso é inaceitável para a sociedade brasileira", afirmou o vice-presidente da SBPC.

Segundo o professor, o monitoramento feito pelo Inpe estava sendo realizado de maneira extremamente adequada nos últimos anos, e que a preservação do Cerrado deve ser uma "meta nacional".

Artaxo considera que tratar das bacias hidrográficas brasileiras é algo estratégico para o agronegócio. O professor afirmou que "não há qualquer contradição entre ter uma boa produtividade agrícola e, ao mesmo tempo, preservar a manutenção dos serviços ecossistêmicos que Cerrado, Amazônia e Pantanal realizam".

"Se nós quisermos que o Brasil continue a ser uma potência agrícola, nós temos que preservar a Amazônia e preservar o Cerrado", reforçou.

O professor defendeu que, para que essa preservação seja feita da maneira correta, é fundamental continuar com o monitoramento contínuo e bem-feito realizado pelo Inpe.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/ocupacao-ilegal-e-agrotoxicos-sao…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.