VOLTAR

Ocorrência envolvendo índios acaba em dança

O Tempo
Autor: Raphael Ramos
18 de Abr de 2008

PM recebeu denúncia de que eles estavam sendo maltratados porque dormiam em garagem

Terminou com música e dança indígenas uma ocorrência policial registrada ontem no bairro Parque Riacho das Pedras, em Contagem, Grande Belo Horizonte. Após receber denúncia de que 35 índios da tribo Pataxó eram maltratados, militares do 39o Batalhão estiveram no prédio onde eles estavam acomodados. Segundo a Polícia Militar, a denúncia não se concretizou.

De acordo com a coreógrafa Maria Consuelo de Melo, 46, o grupo saiu de Carmésia, Vale do Rio Doce, para fazer apresentações em escolas e estabelecimentos comerciais em comemoração ao dia do índio (19 de abril). Como não conseguiram um abrigo, os pataxós ficaram instalados no apartamento dela.

Alguns dormiam na sala do imóvel, enquanto outros ficaram na garagem do prédio. "Elesdormememcolchonetes e têm comida para todos. Ninguém foi maltratado", afirmou Consuelo.

A coreógrafa disse que os índios recebem donativos nas apresentações e também vendem artesanato. A mulher contou que os pataxós chegaram à casa dela no domingo passado e retornariam para a cidade deles no próximo final de semana. O próprios índios diziam se sentir bem, como afirmou o cacique Txonãg Pataxó, de 27 anos.

"Não existe nenhum problema aqui. O lugar é um pouco apertado, mas temos alimento", afirmou. O grupo foi encaminhado ainda ontem para um abrigo em Contagem. Durante a ocorrência policial, os pataxós aproveitaram para fazer uma rápida, porém calorosa apresentação. Eles que formaram um círculo na rua, cantaram e dançaram músicas da tribo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.