VOLTAR

Oca Multiétnica utilizada no Vídeo Índio Brasil está em novo endereço

Assessoria de imprensa VIB 2010 - http://www.videoindiobrasil.org.br/
Autor: Michelle Rossi
27 de Ago de 2010

A Oca Multiétnica construída em frente ao CineCultura para ser uma extensão da sala de cinema nos dias de Vídeo Índio Brasil está em novo endereço. Doada oficialmente no encerramento do projeto, dia 07 de agosto, a Oca foi montada no Núcleo de Produção de Cerâmica Terena para ser utilizada como um espaço para comercialização de artesanato produzido no local. A Associação fica na Rua Adventor Divino de Almeida, 167, Bairro Jardim Noroeste.
A doação da Oca, lembra Pedro Ortale - um dos coordendores do VIB, foi uma estretégia encontrada para aproveitar a estrutura que atendeu as atividades do projeto. "Agora passa a servir como espaço de promoção indígena ao funcionar no Núcleo de Cerâmica, uma associação de produtores de cultura material", observa.
Administrado por Élida Fátima Júlio Antônio, conhecida como Élida Terena, o núcleo existe há 5 anos em Campo Grande mas não contava com local apropriado para exposição das peças produzidas. "Vamos fazer desta Oca um ponto turístico", planeja. "Antes, eu só podia colocar a nossa produção em outros pontos de venda na cidade. Agora a ideia é fazer da Oca uma referência para o artesanato".
Atualmente são seis artesãs trabalhando no núcleo e entre as peças produzidas estão cerâmica Terena, Kadiwéu, brincos, colares, cocares e até tecelagem. Tudo estará exposto na Oca para venda, de acordo com Élida.
Oca no VIB - Durante os dias de Vídeo Índio Brasil a Oca Multiétnica foi utilizada como um espaço de confraternização na cidade sede do projeto, Campo Grande (MS). Nela, aconteceram exposições de artesanato, comercialização de produtos da culinária típica e exibições de produções audiovisuais.
Sobre o projeto - O Vídeo Índio Brasil teve terceira edição realizada em 2010 e aconteceu simultaneamente em Campo Grande mais 111 cidades brasileiras, de 31 de julho a 07 de agosto. Foram realizadas sessões com filmes e vídeos com temática indígena de diversas etnias, seminários, exposições e oficinas. Patrocinaram a edição o Ministério da Cultura por meio da Secretarias do Audiovisual e da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e, Ministério do Meio Ambiente, com a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável. Contou ainda com os apoios culturais do CineCultura, Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi), Museu das Culturas Dom Bosco, Pontão de Cultura Guaicuru, Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (MS) e Território do Vinho.
Caros jornalistas, mais informações:
Élida Terena, coordenadora do Núcleo de Produção de Cerâmica Terena - (67) 9995-9298.
Assessoria de imprensa VIB 2010 - Michelle Rossi (67) 9917-7616.

http://www.videoindiobrasil.org.br/noticias/destaque/id/41

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.