VOLTAR

Observatório Indígena seleciona 17 projetos

Jornal da Ciência - http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=66929
28 de Out de 2009

Iniciativa pretende promover a formação inicial e continuada de professores, preferencialmente indígenas, sua inserção e contribuição em projetos de pesquisa em educação e a produção e a disseminação de conhecimento

Foi divulgado no Diário Oficial desta segunda-feira, 26, o resultado preliminar do Programa Observatório da Educação Escolar Indígena. Foram selecionados 17 projetos de instituições de ensino superior públicas e privadas, com temas que vão desde a função social das línguas indígenas na educação bilíngüe a estudos sobre a atuação de professores indígenas egressos de cursos superiores.

O Observatório da Educação Escolar Indígena pretende promover a formação inicial e continuada de professores, preferencialmente indígenas, a inserção e a contribuição destes profissionais nos projetos de pesquisa em educação e a produção e a disseminação de conhecimentos que priorizem atividades centradas como: cursos, oficinas, produção conjunta de material didático, para-didático e objetos de aprendizagem nos formatos impresso e digital.

Desenvolvido nos moldes do Observatório da Educação, a iniciativa é uma parceria da Capes com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).

Os proponentes de projetos não aprovados terão o prazo de cinco dias úteis para apresentar recurso contra a decisão da Comissão. Para auxiliar os candidatos, a Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) da Capes disponibilizou um documento com algumas orientações sobre recursos na página www.capes.gov.br

A equipe do Programa está à disposição pelo telefone (61) 2022-6564 ou pelo e-mail observatorio@capes.gov.br

(Informações da Assessoria de Imprensa da Capes)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.