VOLTAR

Obras do Proderam abrem novas perspectivas para o Alto Solimões em 2011

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/
30 de Dez de 2010

MANAUS - A implantação de um corredor etnoturístico e o avanço das obras nas áreas de saúde e abastecimento de água do Projeto de Desenvolvimento Regional do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), executadas pelo Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), abrem novas perspectivas de desenvolvimento para o Alto Solimões em 2011.

Por meio do Proderam, o governo vai investir R$ 1 milhão na construção de um mercado indígena em Tabatinga, na comunidade de Umariaçu, e do Centro Cultural Vale do Javari, em Atalaia do Norte; e na restauração do Museu Maguta e do Centro de Artesanato Bom Caminho, em Benjamin Constant.

"O objetivo é atrair o turista que geralmente entra pela Colômbia e chega até Letícia, mas retorna para o interior do país por falta de uma estrutura adequada no lado brasileiro", explica o coordenador do Proderam, Laércio Cavalcante. "As comunidades ficaram eufóricas com os projetos", conta.

Audiência Pública

Em junho, os projetos arquitetônicos foram apresentados em audiência pública com a comunidade local, com a participação de 160 pessoas, incluindo indígenas de seis etnias. O Proderam está executando, ainda, a ampliação e reforma dos hospitais de Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença, com previsão de conclusão das obras também em 2001. Outra ação prevista para 2011 é conclusão da ampliação rede de abastecimento de água e capacidade de reservação de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant.

Mas as obras não param por aí. O projeto tem como meta ampliar de 152 mil para 235 mil metros a rede de abastecimento de água dos nove municípios do Alto Solimões. Só na expansão do sistema de abastecimento de água, a ação vai beneficiar 108 mil moradores urbanos. O novo sistema atingirá 100% das moradias e garante a demanda de consumo considerado o crescimento populacional até 2028.

Ações

O Proderam, executado pela Ciama e coordenado pela Seplan, fecha o ano com mais de 3 mil famílias beneficiadas em subprojetos de desenvolvimento sustentável. Foram mais de 40 ações realizadas, incluindo cursos e oficinas de capacitação em meliponicultura, associativismo e empreendedorismo, convênios de manejos de pirarucu em lagos, construção de casas de farinha sustentáveis, aquisição de barcos para escoamento de produção, além da contratação de técnicos rurais para os nove municípios.

O projeto é uma parceria do Governo do Estado com o Banco Mundial, e prevê investimentos de US$ 35 milhões na primeira fase. (JK)

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=117458

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.