VOLTAR

Obra da estrada está de acordo com o projeto, garantem Seuma e Seinfra

O POVO - http://www.opovo.com.br/
08 de Out de 2014

Reclamação é de que o traçado da estrada estaria invadindo a Unidade de Conservação. Em visita nesta quarta, secretaria realizou medições para comparar com o projeto da obra

Na manhã desta quarta, representantes da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), do Departamento Estadual de Rodovias (DER) e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) realizaram uma vistoria técnica na construção da estrada da Sabiaguaba, na Secretaria Regional VI, em Fortaleza. A visita ao trecho aconteceu para que fosse realizada a medição do trecho e uma comparação com o Plano de Manejo da região e com o projeto da obra.

A construção da estrada da Sabiaguaba alcançou 30% de execução, mas o traçado da via tem sido questionado por parte da comunidade local. Moradores reclamam que a estrada estaria invadindo a área de dunas, que possui Unidades de Conservação (UC). A obra faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém, com o objetivo de ligar os portos do Mucuripe e do Pecém através do Anel Viário.

A titular da Seuma, Águeda Muniz, entretanto, nega o descumprimento do projeto. Uma das reclamações durante a visita foi de que os projetos não haviam sido levados para a comparação. De acordo com a secretária, entretanto, o plano não era sair da visita com o parecer fechado, mas analisar os pontos de georreferenciamento. Na próxima segunda, 13, devem ser divulgados da comparação.

Segundo o Coordenador de Transportes e Obras da Seinfra, André Pierre, não há duvidas de que a via está passando pelo local correto. A proximidade com a duna, ele alega, se deve à movimentação natural da areia. "Ninguém está invadindo a duna", ele afirma. "Tudo foi feito com o objetivo de evitar qualquer tipo de intervenção que o meio ambiente sofra". André comenta que deve ser feito, também, um projeto durante a execução da obra para evitar que a areia invada a pista.

http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2014/10/08/noticiafortaleza,33281…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.