VOLTAR

OAB contesta uso de lei dos estrangeiros para índio

O Globo (Rio de Janeiro-RJ)
16 de Ago de 1988

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Pará, José Carlos Castro, acusou o Procurador regional da República no Pará, Paulo Rúbio Meira, de incompetente por ter apresentado denúncia com base na lei de estrangeiros contra os índios Paulinho Paiakã e Kube-I Kayapó.
O Procurador pediu enquadramentos dos dois indígenas e do antropólogo norte-americano Darrell Posey, pesquisador do Museu Emílio Goeldi, no artigo 125 da Lei 6.815, que prevê prisão e expulsão do País para estrangeiros que se manifestem sobre a política interna ou assuntos do interesse do Brasil.
Os três acusados se manifestaram contra a construção das hidrelétricas de Babaquara e Kararaó, no Rio Xingu. Com a construção das barragens várias aldeias serão inundadas e uma grande parte da floresta amazônica destruída, causando sérios danos ao equilíbrio ecológico da região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.