VOLTAR

OAB assistirá retirada de não-índios da terra indígena Raposa Serra do Sol

Folha de Boa Vista
Autor: Carvílio Pires
08 de Ago de 2007

No segundo dia de reunião do Conselho Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou requerimento designando três conselheiros: Alexander Ladislau e outros dois ainda não definidos para acompanharem o processo de retirada de não-índios da reserva Raposa Serra do Sol.

Depois de visitarem a área, inicialmente os três conselheiros vão elaborar um relatório completo sobre a região. O documento será apresentado na próxima sessão ordinária do Conselho, marcada para o mês de setembro.

Desde já a Comissão de Direitos Humanos está acompanhando a situação na expectativa de contribuir para que não sejam cometidas arbitrariedades ou violação dos direitos humanos durante a retirada de não-índios.

O posicionamento do Conselho Federal da OAB atendeu a requerimento apresentado na reunião de ontem pelo conselheiro Alexander Ladislau. A seccional roraimense adotou a medida preventiva depois de anunciada a operação que seria desenvolvida pela Polícia Federal.

Conforme denúncia do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) a operação pretende mobilizar 500 homens, com armamentos convencionais e kits contra motins, para eventual utilização na retirada de produtores rurais. Esses produtores esperam por decisão judicial questionando os valores das indenizações que lhes foram propostas e o reassentamento em área semelhante de acordo com previsão no decreto de homologação da reserva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.